A Identidade Corporativa (ou Identidade Organizacional) corresponde ao conjunto de características, valores e crenças com que a organização se auto-identifica e se diferencia das outras organizações existentes no mercado. Representa, por outras palavras, a própria personalidade da organização, isto é, a sua forma de ser e de fazer na sua actuação global, a qual é (ou deveria ser) partilhada pela globalidade dos seus colaboradores.
Assim definida, a identidade corporativa depende essencialmente de quatro factores principais:
· Comportamento corporativo: consiste nas actividades desenvolvidas pela organização no seu relacionamento com o mercado e com os restantes stakeholders, incluindo as políticas e relacionamentos comerciais, a comunicação institucional, entre outros;
· Cultura organizacional: representa o conjunto de valores e princípios partilhados e generalizadamente aceites pelos membros da organização e que, por isso, constituem importantes elementos de integração interna;
· Identidade visual: consiste no conjunto de símbolos e imagens que procuram traduzir graficamente alguns aspectos da identidade corporativa; geralmente estes elementos visuais são aplicados de acordo com um manual de normas gráficas que estabelece as regras para a sua utilização;
· Comunicação corporativa: diz respeito aos conjunto de formas de comunicação utilizadas pela organização no seu relacionamento com os seus diferentes públicos-alvo, quer internos, quer externos.
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